Tratamento e manutenção do Mosaico Hidraulico

 

Tratamento inicial;

 

Após o assentamento do Mosaico Hidráulico e secagem do cimento cola, deverá ser feita uma grande limpeza aos seus Mosaicos Hidráulicos.

 

Para esta limpeza, irá necessitar de uma esfregona, um scotch brit e Fila PS87. Nunca devem ser utilizados produtos de limpeza industrial, decapantes ou ácidos, pois o seu Mosaico Hidráulico poderá ficar danificado de forma definitiva.

 

1- Lavar o Mosaico Hidráulico com uma esfregona e água com Fila PS87.

 

2- As zonas com maior sujidade, deverão ser esfregadas com scotch brit e depois limpas com uma esponja molhada. Caso persista alguma mancha no seu Mosaico Hidráulico, poderá passar com uma lixa fina na zona manchada. Este afagamento do mosaico deverá ser feito de forma uniforme e em toda a peça manchada e sempre com água.

 

3 – Enxaguar bem toda a superfície dos mosaicos Hidráulicos e deixar secar totalmente. É fundamental que os Mosaicos Hidráulicos estejam totalmente secos antes de avançar para o passo seguinte do tratamento inicial. Isto poderá levar alguns dias.

 

4- Após toda a superfície dos Mosaicos Hidráulicos estar totalmente seca, deverá ser aplicado o produto impermeabilizante FILA HP 98 de forma a proteger o mosaico hidráulico. Em zonas como cozinhas e casas de banho aconselhamos a aplicação do producto anti manchas e gorduras FILA W68.

 

Caso os Mosaicos Hidráulicos  sejam aplicados em zonas utilização intensiva, tais como lojas, restaurantes etc... será necessário um tratamento especifico, pelo que deverá entrar aconselhar-se com a KOKLATT Mosaico.

 

 

 

Manutenção de dia a dia;

 

O seu Mosaico Hidráulico deverá ser lavado regularmente utilizando apenas detergentes com PH neutro e /ou detergentes próprios para pavimentos de mármore.

 

De tempos a tempos, poderá ser adicionada uma tampa de cera acrílica à agua com detergente, para

que o Mosaico Hidráulico ganhe um toque de brilho.

 

Lembre-se que o mosaico Hidráulico vai melhorando as suas propriedades ao longo do tempo, pelo que com os anos vai ganhando uma pátina especial e ficando cada vez mais bonito.