História do Mosaico Hidráulico

O Mosaico hidráulico nasce em França na segunda metade do Sec. XIX. Devido ás suas excelentes características de durabilidade e resistência, mas também devido ao seu característica de fantástico elemento decorativo, o Mosaico Hidráulico ganha grande popularidade e rapidamente ganha moda em Espanha e Portugal, como também pelo resto da Europa.

 

Devido à forte presença no mundo de Portugal, Espanha e França, nomeadamente devido ás suas colónias, o Mosaico Hidráulico ganha notoriedade um pouco por todo mundo como elemento decorativo e arquitectónico. Nos anos 50, com o aparecimento dos pavimentos cerâmicos, o Mosaico Hidráulico vai sendo cada vez menos utilizado até cair num profundo esquecimento. Em Portugal, da centenas de fabricas e artesãos que fabricavam os Mosaicos Hidráulicos restaram apenas 2 ou 3.

 

Na ultima década felizmente, o Mosaico Hidráulico volta a ser procurado e novamente reconhecidas as suas características de enorme beleza decorativa e extrema resistência para pavimento. Para ajudar a recuperar esta arte tão característica do nosso país, que tem um profundo respeito pelo trabalho manual e artesanal, trabalhamos diariamente na KOKLATT Mosaico, contribuindo assim para devolver ao Mosaico Hidráulico o lugar que merece como parte integrante na arquitectura portuguesa. ós o assentamento do Mosaico Hidráulico e secagem do cimento cola, deverá ser feita uma grande limpeza aos seus Mosaicos Hidráulicos.