O Mosaico hidráulico nasce em França na segunda metade do Sec. XIX. Devido às suas excelentes características de durabilidade e resistência, aliadas à sua qualidade enquanto fantástico elemento decorativo, o Mosaico Hidráulico ganha grande popularidade tornando-se rapidamente moda em Espanha, Portugal e também no resto da Europa.

 A forte presença no mundo de Portugal, Espanha e França, nomeadamente devido às suas colónias, fez com o Mosaico Hidráulico ganhasse notoriedade um pouco por todo mundo enquanto elemento decorativo e arquitectónico. Com o aparecimento dos pavimentos cerâmicos nos anos ‘50, o Mosaico Hidráulico vai sendo cada vez menos utilizado até cair num profundo esquecimento. Em Portugal, das centenas de fábricas e artesãos que produziam os Mosaicos Hidráulicos restaram apenas duas ou três.

 Na última década, o Mosaico Hidráulico vê novamente reconhecidas as suas características de enorme beleza decorativa e extrema resistência para pavimento, aumentando a sua procura. Trabalhamos diariamente na KOKLATT Mosaico na recuperação sesta arte tão característica do nosso país, que tem um profundo respeito pelo trabalho manual e artesanal, contribuindo assim para devolver ao Mosaico Hidráulico o lugar que merece como parte integrante na arquitectura portuguesa.